Moraes Moreira - Eterno




O artista e sua obra sempre será eterna. Escolhi aqui esse vídeo de um programa chamado Jovem Urgente de 1969 do professor e Psicologo Paulo Gaudêncio, então professor da PUC. Um programa de TV Comportamental que, olha só, era voltado para os jovens e Pais da época. O programa totalmente atemporal, com um nível elevadíssimo e bem simples, por que o bom é simples o problema é que, o capitalismo ainda não entendeu e estamos vivendo de forma clara isso em algumas LIVE´S de "artistas" que não dizem nada, como já de costume...Bom estamos aqui para outra coisa. Alias temos nesse vídeo os jovens, tanto na apresentação com o próprio Gaudêncio, quanto na parte musical. Jovens que tinham algo para falar e expressar com suas músicas por que música é agregadora, muda vidas e opiniões.

No minuto 13´33´´ temos o jovem Moraes Moreira destilando sua energia.


O professor Paulo Gaudêncio liderava com uma leveza assuntos do comportamento adolescente da época. Assuntos que não eram tratados em casa com os pais, e trazendo mais jovens para expressar na música como também na forma de pensar e de se vestir, definitivamente o mundo estava mudando, porém não mudamos tanto, nem aprendemos nada sobre a televisão dos anos 60, NADA!


Os Mutantes, Tom Zé e principalmente os Novos Baianos foram de encontro ao sistema e fizeram histórias.


Moraes Moreira com seu violão e suas canções mudaram algo na música brasileira, sem sombras de dúvidas e o que ficou claro para mim são suas canções que falavam do cotidiano de uma maneira linda com um swing só dele, inclusive para o frevo que compôs alguns ao seu jeito levando uma identidade única do compositor.


Na minha visão, não existiu maior expressão revolucionária do quê os Novos Bainos e sua comunidade, com seus atos sociais e de diversão, tanto com a música quanto com a bola no pé, afinal de contas arte é arte.


Doc sobre os Novos Baianos clicando aqui.


Temos muito para aprender com esses Jovens artistas, professores e músicos dos anos 60, muito.


Moraes Moreira deixou um legado escute e conheça melhor quem viveu a vida toda falando do cotidiano com arte e expressando em belas canções.


Obrigado Moraes pelas músicas, as bebidas recada ao seu som, sua energia e conhecimento transmitido em todos esses anos.


Ah que falta faz dez, vinte ou mais Moraes Moreira para a música atual Brasileira.


O LP que sempre escutei é Moraes Moreira de 1981 esse aqui escute e se espiritualize.

Moraes partiu hoje dia 13 de Abril de 2020, para outro plano aos 72 anos, em sua casa na Gávea - Rio de Janeiro. Que sua música e sua mensagem seja eterna !


Alê Neres - O Quintal

© 2019 por Quintalcast

  • Deezer ícone social
  • Spotify ícone social
  • Instagram
  • SoundCloud ícone social