Mainha - Sofia França
- Alê Neres
- 10 de mai.
- 4 min de leitura
Esse texto é sobre vida, coragem, planejamento, persistência e música.
Um novo florescer
Quando as mudanças são verdadeiras, os processos acontecem de forma lenta e para chegar na evolução que se deseja é preciso dar um passo de cada vez.
- Não tenho intenção nenhuma de imaginar ou me colocar em um lugar que não é meu, mas escrevo aqui, assistindo a uma mudança de padrão, acontecendo de forma transparente, agregadora e incentivadora. Farei isso em duas partes, para contar para vocês um pouco do que estou assistindo e sentindo:
Primeira parte:
Vida - Um projeto de renascimento.
O que você faria para ir em busca dos seus sonhos? Você já parou para pensar no que você gostaria de fazer ou ser, sem atrelar esse desejo ao medo? Muito provavelmente não. Isso porque ir em busca de um sonho exige coragem, planejamento e persistência, muita persistência. Antes de falar um pouco desses três pilares: coragem, planejamento e persistência, é preciso entender de fato qual é seu sonho e quais são os parâmetros que o norteiam. Pois bem, são com os objetivos claros, que se começa a montar um plano realista, ainda mais quando se decide vivenciar os sonhos depois de muito tempo os negligenciando. E dar os primeiros passos não é fácil. A razão te faz ficar longe do que não é concreto e que talvez seja tarde demais para construir um novo caminho. Nessa hora é normal se perguntar quantos paradigmas terão de ser quebrados? A mudança vai meter medo, mas nunca é tarde para começar. Manter os pés fincados no chão é fundamental para iniciar essa nova jornada. – “nada do que foi será do jeito que já foi um dia”.
Coragem: É o que faz continuar mesmo quando surgem as dúvidas e os medos. Algo bem comum quando se sai da caixinha e salta da zona de conforto. Força, para entender que o único salvador da sua vida é a pessoa que você olha na frente do espelho. Aliás, se entender como uma pessoa dentro da zona de conforto e pular fora, já é um passo enorme. Monte a estrutura sabendo do caminho e mantenha o foco. Uma pessoa que sabe o caminho a seguir, jamais, perguntará ao gato qual caminho deve ser escolhido.
Planejamento: Criar os caminhos para alcançar os objetivos e entender a sua busca, onde você quer chegar. É saber que irão existir no caminho lacunas que não foram vistas no planejamento e aceitar os fracassos como parte do processo. O fracasso faz parte dessa nova estrada em construção. A aprendizagem deve ser contínua na busca de soluções para os desafios. É preciso manter o foco e adaptar-se, mesmo que as coisas não corram como o planejado. É importante manter o objetivo ao longo do caminho, maturidade para entender que a caminhada pode ser longa e será muito importante comemorar cada passo conquistado, reconhecer o progresso, mesmo que pequenos, manter o sorriso no rosto e abraçar a motivação.
Persistência: Estudar e aprender - procurar conhecimento, crescimento, cursos, livros e experiências que se aproximem do objetivo. Estar com pessoas agregadoras e se cercar delas, as novas amizades, que podem ser inspiradoras e ter esse apoio irá te ajudar a passar por obstáculos. – que não serão poucos. Pessoas positivas geram energias positivas. Persistência é ter fé, acreditar que tudo dará certo se os passos planejados forem seguidos, acompanhados e reinventados quando preciso for. Não olhe para trás, não seja pessimista, mantenha o foco, escute mais e fale menos, agindo assim e olhando para o horizonte, sempre caminhando com passos firmes na buscar maior, só assim, será conquistado seu objetivo. Não tem formula mágica a base ainda é de muito trabalho e persistência.
Depois de conquistar ou de ter a felicidade de estar vivenciando um momento de confiança pessoal no que se deseja, é importante parar para agradecer. E para agradecer é preciso reconhecer que o início da mudança já começou, se encha de alegria, respire e grite a plenos pulmões que existe amor em sua jornada. O amor do autoconhecimento.
“Há uma recompensa especial para quem persevera! A perseverança é o útero da promessa, se não é suficiente para perseverar há algo imaturo em nossa fé. – quem falou isso não fui eu, claro que não. Essas palavras estão em Hebreus 10:36.
Achei lindo o trecho que diz: “A perseverança é o útero da promessa”. Se prometa na busca dos seus sonhos com toda força do seu interior.
Força, fé, persistência, resistência, planejamento e coragem para enfrentar esse novo caminho. E quer saber quem sempre estará ao seu lado e te dará colo durante esse processo? Qual figura na história do mundo é mais especial que uma mãe? Nenhuma! A mulher que te gerou, te abençoou. Todos somos um pedaço dela, que nos deu a vida com seu sangue, cuidando com muito amor. Pense bem e reflita essa semana sobre sua vida e olhe para seus caminhos, olhe para sua mãe e agradeça por existir.
Tudo isso para dizer que estou acompanhando uma linda mudança, e isso não é papinho de querer agradecer, aparecer ou exaltar de forma exagerada quem não merece. Já fiz muito isso, erroneamente. O tempo mudou, a visão é outra e razão da maturidade faz perceber que existe algo novo e um longo caminho a ser seguido e acompanhado.
Música: Vida, coragem, planejamento e persistência é tudo que encontrei no novo lançamento do single “mainha” de Sofia França. Essa música me fez e faz pensar em todas essas questões de mudança, cuidado, amor, persistência, planejamento e coragem. Ela escreveu uma canção linda para sua mãe, partindo do ponto maior que é o seu autoconhecimento e seus desejos de vida. Mainha é uma delícia para os ouvidos e um belo agradecimento a esse ser lindo e abençoado que temos em nossas vidas.
Existe uma mudança acontecendo dentro de cada pessoa e é preciso acreditar que tudo é capaz de acontecer, basta querer, sem esquecer os pilares aqui já citados, mas é executar de verdade com a confiança e a fé em algo que nunca foi feito, mas que pode ser alcançado.
Eu ofereço esse texto a minha mãe e à todas as mães.
Sofia homenageia a sua querida mãe e de quebra todas as mães do mundo.
Mainha tá na nossa alma, na nossa origem e lugar de acolhimento. 👏👏
Mainha tá na nossa alma, na nossa origem e lugar de acolhimento. 👏👏
Texto magnífico e certeiro! Parabéns a vc e a todas as mães do mundo. Estamos juntos!