top of page

Daniel Azulay & a Turma do Lambe Lambe!

Atualizado: 2 de set. de 2022


Ontem olhando os instagram li uma noticia que me deixou com um nó na garganta em meio a tantas outras que hoje nos sufoca. Se hoje gosto de Gibis, desenhos e tento de alguma forma rabiscar, escrever e desenhar algo, e principalmente de ver e ouvir arte é por que quando criança eu vi muito a Daniel Azulay.


Azulay foi o responsável por alegrar e desenvolver muitas brincadeiras em um tempo que lá em casa não tínhamos dinheiro para comprar brinquedos e Daniel estimulou muito isso na criançada, a fazer seus próprios brinquedos com copos de plásticos, brinquedos de papelão e claro desenhar.


O que eu me lembro do Daniel na verdade são os discos, os Gibis e claro os programas de TV com a Turma do Lambe Lambe. Personagens criados pelo próprio desenhista e apresentador. Sem sombra de duvidas o primeiro NERD, Professor pardal e um QI elevadíssimo que conheci na TV ainda menino foi esse cara e nenhum Discovey kid,Canal Disney e tantos outros se comparam a grandeza do Daniel. – Não mesmo!


Eu tenho um tio que nos anos oitenta, início dos anos oitenta, desenhava muito e um belo dia ele comprou um Gibi da turma do Lambe Lambe, nessa revistinha tinha uma premiação, o desenho mais parecido com algum personagem da turma do Lambe Lambe, ganharia um pacote, tipo, uma bolsa de estudo de desenho a distância. E esse meu tio desenhou um personagem da turma e mandou para o endereço de caixa postal e duas semanas depois ele ganhou os livros para desenho com um monte de dicas para desenvolvimento dos traços animados.


- Meu irmão, bicho! Era do DANIEL AZULAY saca! Muito foda para mim naquela época.

Eu lembro muito bem dos produtos do Daniel Azulay, também me lembro dos seus livros infantis que com toda certeza eram mais barato de qualidade, bastante acessível, sei porque alguns eu tinha em casa.


Ontem meu coração se despedaçou um pouco, mesmo não acompanhando mais o trabalho do Daniel, porém com um carinho enorme por essa figura de minha infância. Esse cara e seu mundo mexeram com minhas imaginações de criança.


O professor Daniel Azulay foi fundamental para minha geração, nunca saiu de nossas lembranças. Ele é bem maior do que escrevi aqui, bem maior.


Ontem dia 27 – 03 – 2020, meu mundo infantil particular ficou mais triste com a morte desse ser iluminado Daniel Azulay que lutava contra uma leucemia e foi pego pelo maldito Coronavírus.


Daniel tudo que podemos dizer é OBRIGADO e fica com o ser celestial.


Deixo aqui messa postagem dois vídeos de um trecho da turma do Lambe lambe de 1983, e uma entrevista de 2015.




Alê Neres – Quintal. ( Com o Coração Partido)


Conheça mais um pouco do Daniel Azulay aqui.



bottom of page